ARTIGO
Publicado em 26/06/2023
Recém-lançado, o livro Coordenação pedagógica: identidade, saberes e práticas foi especialmente desenvolvido para os profissionais responsáveis por impulsionar as práticas de ensino nas escolas. Em seis capítulos, aborda diferentes aspectos dessa função que é central para que professores possam se desenvolver profissionalmente e para que os […]
Recém-lançado, o livro Coordenação pedagógica: identidade, saberes e práticas foi especialmente desenvolvido para os profissionais responsáveis por impulsionar as práticas de ensino nas escolas. Em seis capítulos, aborda diferentes aspectos dessa função que é central para que professores possam se desenvolver profissionalmente e para que os estudantes tenham sucesso nas suas aprendizagens. A iniciativa é da Fundação Santillana, Moderna e Comunidade Educativa CEDAC.
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Organizada por Tereza Perez e Patrícia Diaz, respectivamente presidente e diretora-executiva da CE CEDAC, a obra foi desenvolvida em coautoria com diversas especialistas da instituição e que atuam na formação de educadores em todo o Brasil. Clique aqui para baixar gratuitamente o livro.
Como o título indica, os textos promovem uma reflexão sobre a identidade dos coordenadores e destacam seu papel de articulador da relação que se estabelece entre o ensinar e o aprender na escola. O livro também discorre sobre as parcerias que esses profissionais precisam estabelecer com a direção, a equipe docente e os outros atores da comunidade escolar.
“Para o bom funcionamento da escola, é fundamental reconhecermos a importância da coordenação pedagógica como formadora de professores e parceira do diretor. É ela, e na maior parte dos casos estamos falando de uma mulher, que, a partir do acompanhamento das aprendizagens dos estudantes e da escuta aos docentes, pode desenvolver uma proposta de formação pautada pelas reais necessidades e potências do grupo, daquela escola, naquele contexto”, afirma a professora Tereza Perez.
Coordenação Pedagógica: identidade saberes e práticas reúne referências conceituais, questões para reflexão e proposições práticas que permitem aos coordenadores conhecer diferentes realidades e estabelecer relações com os seus próprios contextos.
O primeiro capítulo desenvolve a discussão sobre a identidade desse profissional que assume diferentes nomes a depender do local do país (orientador/a, pedagogo/a, supervisor/a), os capítulos dois a seis abordam a prática da coordenação pedagógica a partir de diferentes temáticas: organização de tempo e rotina, a formação continuada em serviço, a formação do próprio coordenador, a articulação das aprendizagens e, por fim, a função do CP na avaliação das aprendizagens. Todos os capítulos se estruturam a partir de uma introdução, uma seção de análise do contexto, e o ‘mão na massa’, como é chamada a proposta de intervenção na escola, com indicações de como assegurar a continuidade do trabalho (“manutenção”).
Há ainda sugestões de bibliografia para ampliar os estudos e a indicação do episódio da série em podcast Na Escola, que estabelece diálogo com o capítulo em questão.
O diretor de políticas públicas da Fundação Santillana, André Lázaro, comemora a publicação e lembra que a pandemia da covid-19 e o advento de novas tecnologias causaram transformações importantes na relação do aluno com o aprendizado e de professores com o ensino, o que demanda novas posturas da coordenação pedagógica.
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“A publicação contribui para que coordenadores e coordenadoras pedagógicos percebam as diferentes práticas desenvolvidas nesta função e estimula que cada profissional avalie sua atuação a partir de valores e necessidades de sua comunidade. A coordenação pedagógica constrói o diálogo do projeto político pedagógico com o cotidiano da vida escolar, ao mesmo tempo em que deve estar atenta às individualidades e necessidades de estudantes e professores em meio a esse ambiente desafiador”, afirma André Lázaro.
Ivan Aguirra, diretor de marketing e serviços educacionais da Moderna, destaca a importância da publicação. “Investir na coordenação pedagógica é iluminar sua identidade e nutrir seu papel de ponte e de farol na comunidade escolar, pois a coordenação pedagógica é ponte porque liga os objetivos e as metas da gestão aos desafios de aprendizagem de cada estudante. E é farol porque precisa engajar os professores partindo de acolhimento, estimulando reflexões sobre a prática e promovendo a formação em serviço, além de reverberar o projeto educativo da instituição.”
A obra dá sequência a uma série de publicações feitas em parceria pelas três instituições e voltadas para a valorização da gestão escolar. Anteriormente, já foram publicadas as obras Direção para novos espaços e Tempos na escola (2022), Diálogo escola e família: parceria para a aprendizagem e o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens (2019); BNCC – a Base Nacional Comum Curricular na prática da gestão escolar e pedagógica (2018); Projeto Político Pedagógico – Orientações para o gestor escolar entender, criar e revisar o PPP (2016); e O que revela o espaço escolar? Um livro para diretores de escola (2013), todos disponíveis para download gratuito no site da Fundação Santillana.
O leitor de Coordenação Pedagógica: identidade saberes e práticas terá o apoio da nova temporada do podcast Na Escola. O projeto é uma iniciativa da Comunidade Educativa CEDAC em parceria com a Moderna e a Fundação Santillana para complementar publicações voltadas para a gestão escolar.
A primeira temporada, composta por sete episódios, dialoga com o livro Direção para os novos espaços e tempos da escola, lançado em 2022. Agora, os seis novos episódios, em articulação com os debates levantados anteriormente, discutem os temas da atuação da coordenação pedagógica por meio de conversas entre os especialistas envolvidos na elaboração da obra recém-lançada e profissionais que compartilham essas práticas.
Os podcasts também podem ser baixados gratuitamente nos sites da Fundação Santillana, da Moderna e da CECEDAC, e estão disponíveis no canal do YouTube @cedacvideos.