NOTÍCIA
Toda criança merece um início de vida que proporcione o melhor desenvolvimento de seu potencial. A educação familiar e uma aprendizagem de qualidade desempenham papéis fundamentais nesse processo. É nesse contexto que o programa Líder em Mim (LEM), da SOMOS Educação, se destaca. O Líder […]
Publicado em 19/09/2023
Toda criança merece um início de vida que proporcione o melhor desenvolvimento de seu potencial. A educação familiar e uma aprendizagem de qualidade desempenham papéis fundamentais nesse processo. É nesse contexto que o programa Líder em Mim (LEM), da SOMOS Educação, se destaca.
O Líder em Mim é uma proposta pedagógica que visa a formação de líderes desde cedo, inspirando confiança e auxiliando as crianças a solucionar problemas de forma criativa, trabalhar em equipe e valorizar as diferenças.
A partir de 2023, a base teórica do programa será contemplada em todos os segmentos educacionais, desenvolvendo 16 competências e subcompetências socioemocionais. Com lições mais curtas e dinâmicas, o Novo Líder em Mim se adapta às necessidades do aluno do século XXI e às necessidades de carga horária da escola, com aulas de uma a três vezes por semana.
Desenvolvido originalmente nos Estados Unidos com base nos estudos do Dr. Stephen Richards Covey, autor do renomado livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, o Líder em Mim foi adaptado à realidade educacional brasileira. O programa recebeu o endosso do Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning (CASEL), cumprindo os mais altos padrões de qualidade em Aprendizagem Socioemocional (SEL).
Uma das principais características do LEM é a sua ênfase no desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes. Ao contrário do modelo tradicional de ensino, que muitas vezes se concentra apenas no aspecto acadêmico, o programa reconhece a importância de promover competências como autogestão, empatia, colaboração, resolução de conflitos e tomada de decisões responsáveis.
Ao capacitar os alunos com essas habilidades, o Líder em Mim os prepara para serem protagonistas de suas próprias vidas. Eles aprendem a estabelecer metas pessoais, a tomar a iniciativa e a serem responsáveis por suas ações. Além disso, todo o material em conjunto com as aulas enfatiza a importância de valores éticos, como integridade, respeito e trabalho em equipe, criando uma cultura de cidadania dentro das escolas.
O LEM também promove a participação ativa dos pais no processo educacional. Por meio de encontros, workshops e materiais de apoio, os responsáveis são envolvidos no desenvolvimento dos seus filhos, o que fortalece a parceria entre a escola e a família. Essa integração é fundamental para que os valores e as habilidades trabalhadas no programa sejam reforçados em diferentes contextos e contribuam para a formação integral dos estudantes.
No entanto, é importante ressaltar que a implementação do programa exige um comprometimento conjunto da equipe escolar, dos professores, dos pais e dos alunos. É um processo contínuo e que demanda tempo e dedicação para que os resultados sejam alcançados. Além disso, é fundamental que haja uma cultura institucional favorável ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais, com apoio e recursos adequados.
No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deve orientar as propostas pedagógicas em todas as escolas, sejam elas públicas ou privadas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A BNCC, elaborada pelo Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo regulamentar os elementos essenciais de aprendizagem que devem ser desenvolvidos pelos alunos ao longo de sua jornada educacional.
E como as habilidades socioemocionais se encaixam na BNCC? De acordo com o documento, os estudantes devem ser capazes de:
– Desenvolver progressivamente a autonomia emocional, expressando e respeitando seus sentimentos e emoções;
– Trabalhar de forma funcional em equipe, construindo relacionamentos pautados na diversidade e solidariedade;
– Conhecer e acatar as regras de convívio social.
Ao adotar o programa Líder em Mim, a escola assegura que seus alunos estejam preparados para enfrentar os desafios da vida, tornando-se líderes responsáveis e engajados, capazes de fazer a diferença em suas comunidades.
Escola como núcleo humanizador também para os educadores