NOTÍCIA
O Prêmio Professor Transformador, que reconhece bons projetos didáticos a partir da utilização do jornal na sala de aula, anunciou os três vencedores da sua 4ª edição. A iniciativa é promovida pelo periódico infantojuvenil Joca, jornal voltado a notícias da atualidade para crianças e adolescentes. Leia […]
Publicado em 20/10/2023
O Prêmio Professor Transformador, que reconhece bons projetos didáticos a partir da utilização do jornal na sala de aula, anunciou os três vencedores da sua 4ª edição. A iniciativa é promovida pelo periódico infantojuvenil Joca, jornal voltado a notícias da atualidade para crianças e adolescentes.
Leia também
Mônica Gouvêa, diretora educacional da editora Magia de Ler, empresa que produz o Joca, explica que a fase seletiva contou com dezenas de projetos inscritos. Puderam participar professores do ensino fundamental e do ensino médio, de escolas de ensino público da rede municipal, estadual e federal e de escolas particulares, que utilizaram o jornal no trabalho e nas orientações aos estudantes.
“O prêmio incentiva e prestigia os educadores que inovaram implementando sequências de aulas com o uso de textos jornalísticos. O jornal traz essa conexão entre a escola e o que acontece no mundo e sua utilização de forma pedagógica favorece a aquisição de conhecimento, a formação do cidadão reflexivo e engajado para promover uma sociedade melhor”, explica Mônica Gouvêa.
O primeiro lugar contemplou a iniciativa “Se liga na sustentabilidade”, desenvolvida pela pedagoga Irini Cristina Monteiro de Brito, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Alice Borges Ghion, de Taboão da Serra, São Paulo. A docente do 5º ano do ensino fundamental usou reportagens do jornal para embasar discussões e pesquisas de estudantes sobre como eles poderiam contribuir para o desenvolvimento sustentável. Os estudantes criaram ações e foram multiplicadores de boas práticas sustentáveis entre a escola, a comunidade e os seus pares.
O projeto “Jornal Eccos: escrita significativa e formação cidadã”, idealizado pela professora Luciana Guimarães Foloni, do Colégio Eccos, de São José dos Campos, São Paulo, ficou com a segunda colocação. Estudantes do 4º ano utilizaram o jornal para aprender sobre a estrutura do gênero notícia. O desdobramento resultou no Jorneccos, um periódico que informa a comunidade escolar sobre o que ocorreu durante o trimestre. O impacto positivo foi percebido pelo aumento da leitura assídua do jornal escolar que incentivou os estudantes a escrever, opinar mais e produzir textos, tornando-os ativos no colégio.
Já o terceiro lugar prestigiou a proposta “A COP-27 visita nosso bairro”, desenvolvida pelo professor de Geografia Anderson Clayton Candido da Silva, da Escola Municipal Walmir de Freitas Monteiro e do Colégio Nossa Senhora do Rosário, ambos de Volta Redonda, Rio de Janeiro, e do CIEP-477 Professora Rosa da Conceição Guedes, situado em Piraí, Rio de Janeiro. Respaldados por textos jornalísticos sobre a Conferência Mundial das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (CPO), os estudantes engajaram-se em debates, reflexões e fizeram sugestões aos problemas sociais e ambientais do seu bairro. Tudo isso contribuiu para o fortalecimento das habilidades críticas e propositivas, tornando a aprendizagem aplicável à realidade.
A cerimônia de premiação dos professores e das respectivas escolas foi realizada nesta quinta, 19 de outubro, às 14h30, na Escola Superior de Propaganda e Marketing, campus ESPM Tech, em São Paulo.
Mais informações sobre o Prêmio Professor Transformador: site do prêmio
Sustentabilidade na escola: cessar a competição e estimular a colaboração