NOTÍCIA
A liderança indígena Ailton Krenak é curador de uma exposição no Instituto Tomie Ohtake, SP, que retrata visitas a terras indígenas junto ao fotojornalista japonês Hiromi Nagakura. Sob o título Hiromi Nagakura até o Amazônia com Ailton Krenak, fica em cartaz até 4 de fevereiro […]
A liderança indígena Ailton Krenak é curador de uma exposição no Instituto Tomie Ohtake, SP, que retrata visitas a terras indígenas junto ao fotojornalista japonês Hiromi Nagakura. Sob o título Hiromi Nagakura até o Amazônia com Ailton Krenak, fica em cartaz até 4 de fevereiro de 2024, com entrada gratuita.
Leia também
Professores indígenas: entre preconceito e descaso, a vontade de aprender
Nilma Lino Gomes: descolonizar o conhecimento para incluir saberes indígenas e negros
Os percursos abarcam quase cinco anos, de 1993 a 1998, em aldeias no Acre, Roraima, Mato Grosso, Maranhão, São Paulo e Amazonas, encontrando os povos Ashaninka, Xavante, Krikati, Gavião, Yawanawá, Huni Kuin e comunidades ribeirinhas no Rio Juruá e região do lavrado, em Roraima.
“Momentos de intimidade e contentamento entre ‘amigos para sempre’ inspiraram esta mostra fotográfica mediada por encontros com algumas das pessoas queridas que nos receberam em suas cozinhas e canoas, suas praias de rios e nas aldeias”, destaca Ailton, que recentemente se tornou o primeiro indígena a ganhar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL).
A exposição conta com a curadoria adjunta de Priscyla Gomes, Angela Pappiani e Eliza Otsuka.
Faz parte da exposição a elaboração de um material educativo voltado a educadoras(es), estudantes e interessadas(os) em arte, cultura e educação em diferentes territórios. Será em 18 de novembro, das 10h às 12h30, gratuito no Instituto Tomie Ohtake. Clique aqui para se inscrever.
Além disso, a mostra também traz atividades gratuitas abertas. Confira a programação:
11/11, sábado, 15h às 17h – Oficina de pintura corporal Huni Kuin
11/11, sábado, 17h às 18h – Apresentação de canto e dança Huni Kuin
14/11, terça-feira, 14 às 16h – Exibição do filme Estratégia Xavante e roda de conversa sobre a cultura Xavante
15/11, quarta-feira, 11h às 12h – Contação de história e lançamento do livro Elefante, com Angela Pappiani e Paulo Supretaprã
15/11, quarta-feira, 14h às 16h – Oficina de artesanato Xavante com trançado de palha
17/11, sexta-feira, 14 às 16h – Oficina de trançado Xavante com palha de buriti e coco
18/11, sábado, 14 às 16h – Oficina de pintura corporal Xavante com carvão e urucum
18/11, sábado, 17h às 18h – Apresentação de canto e dança Xavante
Clique aqui para saber mais sobre a programação e se inscrever gratuitamente nas atividades.
A diversidade na escola como direito